Cor: ambientes pequenos e grandes

9/08/2016

Bom dia queridos leitores!

Como combinado estou trazendo a vocês mais um post com algumas dicas sobre Design de Interiores. Hoje o post é sobre cor: tons claros e escuros e como este elemento pode influenciar a dimensão de um ambiente. Neste diagrama podemos ver que as cores são organizadas a partir dos tons escuros para os tons claros. Os tons escuros em um ambiente tendem a compactar a dimensão visual do ambiente, tons claros tem o efeito oposto pois ampliam o espaço.

 No Design de Interiores, quando projetamos um ambiente, escolhemos as cores de acordo com o conceito definido com o cliente, por exemplo uma sala de estar pequena e a pessoa que utiliza esse espaço quer um ambiente que passe a sensação de amplitude, usaremos a paleta de cores em tons claros. 
Arquitetura&Construção
Quando a proposta é deixar um ambiente muito espaçoso fisicamente, com a sensação mais compacta,  utilizamos a paleta de cores em tons escuros, além de deixar mais aconchegante e confortável.
Projeto Camila Klein
Há muitas outras formas de decorar ambientes com os tons claros e escuros, pois podemos destacar as linhas horizontais, como na foto abaixo:
Site Arquidicas
Quando utilizamos uma cor escuro ao fundo, diminuímos a profundidade física do ambiente.
Projeto Cláudia Wendhausen
Mas também podemos fazer o efeito oposto, deixando o ambiente com uma profundidade maior.
Assim como ambientes com pé direito muito alto, os tons escuros permanecem nas paredes e teto e o tom claro apenas no piso.
Projeto Oswaldo Tenório

O uso das cores vão além de tintas e revestimentos em paredes, utilizar objetos decorativos também são elementos de grande importância ao decorar um ambiente. A regra é respeitar o espaço que você têm e deixá-lo confortável, assim você estará aproveitando mais o seu ambiente.


Me siga no Instagram e conheça mais do meu trabalho!
Email de contato: ananishidadesigner@gmail.com
Beijos da Ana Nishida.
 

You Might Also Like

0 comentários