Arroz Carreteiro

10/16/2018


Se tem um negócio que não acaba, é a fome. Sempre pensando em comer, o especial é um jantar ou aquele almoço de domingo que é tudo misturado e pronto! 
Claro que não é só misturar, mas quase isso. O arroz carreteiro tradicional é um prato tipicamente do Sul onde usava as sobras do churrasco, depois de um tempo foi sendo incrementado de acordo com o gosto do cliente. Nesse caso o meu cada vez fica de uma maneira diferente! 


O arroz de hoje eu fiz com carne seca, bacon e vários legumes. Tento sempre colocar uma variedade de legumes para a alimentação ser mais completa. Quando sobra carne do churrasco, eu também congelo para fazer arroz, sopa ou outros pratos. 

Ingredientes:

400g de Carne seca

100g de bacon
2 xícaras de arroz agulhinha lavado
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
1 lata de milho (pode ser milho fresco)
100g de vagem cortada para dar sorte
100g de ervilhas frescas (as minhas estavam congeladas, sempre tenho elas assim em casa)
Cheiro Verde a gosto (salsinha e cebolinha)


Para a carne

Cortar a carne em cubos, colocar na panela de pressão com água. Cozinhar por 10 minutos depois que a panela pegar pressão e começar a apitar, essa é a primeira 'lavada'. Agora só trocar a água e levar mais 10 minutos. Quando tirar a pressão, lembre de sempre levar embaixo da água na pia. A segunda água que trocar deve ser guardada para cozinhar o arroz. Para desfiar a carne, vamos da maneira mais prática, bata na batedeira até ficar na textura desejada. Geralmente as gorduras e pelancas se separam facilmente.


Para o arroz

Em uma panela grande vamos fritar o bacon na própria gordura, quando estiver frito colocar o alho, mexer e já colocar o arroz. É importante o arroz fritar um pouco para ficar mais gostoso. Nesse momento coloco a cebola e deixo fritando um pouco mais por uns 3 minutos. Agora vai o milho e a água que usamos para ferver a carne, A medida da água é até que cubra tudo mais dois dedos. 


Deixe cozinhar tudo até que o arroz esteja macio, daí adiciono as vagens crua, as ervilhas e o cheiro Verde. Abafo tudo e deixo descansar por uns 5 minutos, tempo de pegar as cumbucas para servir!
Você pode colocar cenoura, brócolis, tomate, pimentão, o que mais você quiser. Além de linguiça, porco, etc.

Espero muito que tenham gostado dessa receita, fico muito feliz em compartilhar ela com vocês e um pouco do meu dia a dia real!
Me marquem no Instagram ou use a #blogAmandaHossoi para eu ver as inspirações de vocês! Não deixem de me seguir  para ficar por dentro das novidades: InstagramFacebook e Youtube.

You Might Also Like

0 comentários